segunda-feira, 2 de junho de 2008


Há dois meses ocorreu a posse do novo presidente russo Dmitri Medvedev, após oito anos de mandato do presidente Vladimir Putin, que foi o centro das atenções de toda a campanha presidencial. Impedido pela constituição de eleger-se novamente, e incapaz de modificá-la para tal, Putin atualmente se contenta com o cargo de Primeiro Ministro, para manter-se próximo do poder de alguma forma.

No entanto, a "sociedade" entre os dois não deve durar muito. Segundo Mark Galeotti, chefe do curso de história da Universidade Keele, no Reino unido, em breve deverão aparecer tensões entre os dois, com Medvedev tentando se impôr, e talvez diminuindo a influência de Putin no governo. Segundo Galeotti, o governo russo atualmente é muito presidencial, e o trabalho de quem ocupa a cadeira utilizada por Putin atualmente fazer o que o presidente mandar - coisa que Putin não deve estar muito acostumado.

Mas nem tudo são más notícias - pelo menos para o resto do mundo: ainda de acordo com Galeotti, apesar de Medvedev não ser do tipo que aceita pluralidades de opinião, mesmo tendo um background político mais liberal que o de Putin, e esse lado de sua personalidade é que vai ajudar a abrir as portas da grande Russia, melhorando as relações com o Ocidente, estreitando principalmente os laços econômicos.

Pra nós, do lado de cá, só nos resta esperar pra ver: se Medvedev vai romper de vez com Putin, se ele vai mudar as leis pra acumular mais poder (como Putin fez), e quais serão as posturas que ele irá tomar com relação às relações com outros países, e com os próprios problemas internos que a Russia enfrenta, como a censura a jornalistas e os insistentes pedidos pela independência da Chechênia.


Rodrigo S.

Nenhum comentário: